A importância dos catadores de materiais recicláveis

Published by Ambientalize on

Por Beatriz Pereira Pavarini
Maria Eduarda Ramos

    Muitas vezes não são notados pela sociedade, os catadores de materiais recicláveis auxiliam para o desenvolvimento de uma comunidade sustentável.

Em nosso país existem aproximadamente 600 mil catadores de materiais recicláveis. Infelizmente, essas pessoas, muitas vezes, trabalham em condições extremamente precárias, correndo o risco de contaminação e transmissões de doenças. Esses trabalhadores são fundamentais para o desenvolvimento da reciclagem.
A maioria deles são humildes e vivem somente da reciclagem, tornando-se, desse modo, único sustento para suas famílias.

Não é fácil vivenciar essa realidade, visto que muitos possuem idade avançada e puxam carrinho de reciclagem intensificando ainda mais suas limitações. Além disso, crianças que deveriam estar na escola, vivem nas ruas catando reciclagem para ajudar as suas famílias.
São esses cidadãos que fazem praticamente todo o serviço de coleta, transporte, seleção e reciclagem e transformando, o que provavelmente não serviria para mais nada, em mercadoria ou em produtos que podem ser reutilizados novamente.Apesar da realidade difícil para a maioria, as associações de catadores evoluíram consideravelmente.
Hoje em dia, muitos recicladores tornam-se empreendedores. Todavia, ainda há muito para se fazer. Seria maravilhoso que os catadores tivessem realmente o valor que é necessário, principalmente aqui no Brasil, onde teriam uma grande força de empreendedorismo com a reciclagem.

 

Fonte: Projeto Eco-Eletro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *